ATUAL DIRETORIA AJEB-CE - 2018/2020

PRESIDENTE DE HONRA: Giselda de Medeiros Albuquerque

PRESIDENTE: Elinalva Alves de Oliveira

1ª VICE-PRESIDENTE: Gizela Nunes da Costa

2ª VICE-PRESIDENTE: Maria Argentina Austregésilo de Andrade

1ª SECRETÁRIA: Rejane Costa Barros

2ª SECRETÁRIA: Nirvanda Medeiros

1ª DIRETORA DE FINANÇAS: Gilda Maria Oliveira Freitas

2ª DIRETORA DE FINANÇAS: Rita Guedes

DIRETORA DE EVENTOS: Maria Stella Frota Salles

DIRETORA DE PUBLICAÇÃO: Giselda de Medeiros Albuquerque

CERIMONIALISTA: Francinete de Azevedo Ferreira

CONSELHO

Evan Gomes Bessa

Maria Helena do Amaral Macedo

Zenaide Marçal

DIRETORIA AJEB-CE - 2018-2020

DIRETORIA AJEB-CE - 2018-2020
DIRETORIA ELEITA POR UNANIMIDADE

quinta-feira, 23 de março de 2017

SESSÃO DA AJEB-CE, 21 DE MARÇO DE 2017



A primeira reunião da AJEB, em 2017, deu-se no dia 21 de março, com a prestigiada presença de seus associados e de alguns convidados.

A presidente Gizela Nunes da Costa abriu a sessão, dando as boas-vindas a todos os presentes, parabenizando às sócias pelo Dia Internacional da Mulher.

Nirvanda Medeiros anunciou os aniversariantes dos meses janeiro, fevereiro e março, que foram saudados com os aplausos da plateia.

A presidente falou acerca do distintivo da AJEB, confeccionado pela Handal (RJ), a fim de ser usado pelos associados em momentos festivos e solenes, ou seja, para distinguir a nossa querida AJEB.

O jornalista Vicente Alencar palestrou sobre a inolvidável Bárbara de Alencar, mulher corajosa, avó do escritor maior do Romantismo brasileiro, o grande José de Alencar. A palestra agradou a todos os presentes, pela abordagem descontraída usada pelo expositor.

Um dos pontos altos da sessão foi a homenagem ao Cordelista Gutemberg Andrade, pelos serviços prestados à cultura cearense, mormente à AJEB-CE, quando compôs um cordel, em que narra a história de nossa entidade nacional. Recebeu a placa-homenagem pela mão da Presidente de Honra, Giselda Medeiros. Antes havia sido saudado pela ajebiana, Rejane Costa Barros, visivelmente emocionada. A escritora Evan Bessa fez a leitura das trovas de Gutemberg, constantes do livro "Jubileu em Trovas", da UBT- seção de Fortaleza, da qual o homenageado foi presidente. Depois, o agraciado fez os seus agradecimentos em cordel.

Outro ponto relevante foi a posse da escritora premiada e acadêmica, Vládia Mourão, no quadro da AJEB-CE, como sócia efetiva, o que vem acrescentar mais importância à nossa associação.

Ao final, a presidente Gizela Nunes da Costa pediu um minuto de silêncio pelo falecimento de Geraldina Amaral, nossa sócia fundadora, e de Moacir Gadelha, nosso sócio colaborador.

A sessão foi encerrada e, em seguida, serviu-se um lanche.

HOMENAGEM A GUTEMBERG LIBERATO

Gutemberg, o artista dos versos simples
Rejane Costa Barros
    
          Quando o Jesuíta Bartolomeu de Gusmão realizou o primeiro experimento com balão, parecia estar adivinhando que voar era um dos sonhos do homem. A ideia de voar num balão nos passa a sensação de liberdade, de desvendar os mistérios do alto, os limites de nós mesmos. A riqueza cultural de nossa região vai além de suas manifestações folclóricas e populares. Temos a música erudita, a música popular, a dança, o artesanato, a culinária, o teatro, a literatura de cordel.
          Cordel é um gênero literário popular frequentemente escrito de forma rimada e expresso em folhetos. Data do século XVI quando o Renascimento popularizou a impressão desses relatos orais mantidos como forma popular em nosso país. O nome origina-se de como os folhetos eram expostos para serem vendidos, em cordas ou barbantes.
          Estamos no mês de março, mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher. Mas hoje a nossa homenagem será feita a um homem. Gutemberg Liberato de Andrade. Homem que tem ao seu lado, uma grande mulher. Esse é também mês de seu aniversário e essa homenagem é mais que oportuna. Gutemberg é Sócio Benemérito da AJEB – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil Coordenadoria do Ceará e, no mês de dezembro de 2016, deu-nos de presente um cordel, contando a história da Instituição. Assim, ele proporcionou a nós, a sensação do voo, de buscar sonhos mais distantes, de enternecer nossos corações com alegria e imortalizar a história de nossa querida AJEB.
          Gutemberg tem alma de artista e vê o mundo diferente, enxerga-o com outras cores e manuseia tão bem as palavras e os seus escritos, que nos dá a certeza que é mesmo um ser especial. Vive para dar bons exemplos e entendemos que o maior deles é essa amizade sincera e essa fidelidade de espírito e benquerença. Sou suspeita para falar sobre ele e sobre Argentina, pois sempre que o faço, coloco o amor à frente de qualquer sentimento, como todos sabem, os tenho como meus pais e sou amada por eles, feito uma filha. Nossa amizade já vem de vinte e quatro anos, nos conhecemos em 1993. Mas essa história já estava traçada, mesmo antes de eu nascer, posto que minhas duas mães, a biológica e a de coração, se conheceram e foram amigas.
          Hoje, nesta reunião quando Gutemberg recebe esta merecida homenagem, fico feliz em ter sido escolhida para poder saudá-lo. Você, Gutemberg, meu amigo pai, tem um valor incalculável, sua existência é mais que necessária, para os que te amam, e mesmo quando as coisas não vão bem, você desafia o tempo, e mostra que a fé em Deus, supera tudo e amor ajuda a continuar seguindo em frente. Você e Argentina se aquecem e se descobrem de novo ao sol de cada dia e do novo abraço que a vida lhes dá. Limpam-se de qualquer amargura quando esta se achega e reacendem suas energias. E assim, vão deixando as marcas indeléveis dessa história de amor tão bela.
          Como Coronel da Polícia Militar do Ceará, exerceu as funções de Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças; Comandante do Comando de Policiamento da Capital; Assessor Jurídico da Polícia Militar, Fundador e Comandante do Colégio da Polícia Militar; Chefe de Segurança do Governo do Ceará; Chefe da Casa Militar do Governo.
          Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em Pedagogia e Habilitação e em Administração Escolar pela Universidade Estadual do Ceará. É poeta, escritor, trovador, compositor e cordelista. Publicou os Livros Documentos com a história da UBT Ceará e Iguape em Cordel, além do CD Reflexão. Atualmente já conta com mais de 87 cordéis escritos.
          Tive o prazer se ser imortalizada em um deles. Parte de minha história de vida contada de forma carinhosa e plena de cuidados e só posso agradecer sempre por tanto afeto.
          Então, hoje, nós que compomos a AJEB Ceará, estamos aqui em agradecimento por toda a sua contribuição para a Instituição e pelo singelo cordel escrito contando sobre essa que é uma Entidade literária tão querida e respeitada!
          Deste solo infindo, planeta mitológico de alvoroço e romaria, que é o território fértil da lira do povo, da poesia espontânea e cristalina, rica de ternura e de verdades, de densidade conceitual e sabedoria filosófica, desejamos a ti, Gutemberg que os ventos da Terra do Sol bafejem tua face e te permitam celebrar conosco a alegria de ter-te por muito tempo em nosso convívio!
           Obrigada, por você fazer parte de nossas vidas.
          Parabéns pela merecida homenagem!

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA























quarta-feira, 15 de março de 2017

MOACIR GADELHA PARTIU "NA GARUPA LEVE DO VENTO MACIO"


O Ceará perdeu, ontem à tarde, um dos seus melhores poetas, o notável bardo - JOSÉ MOACIR GADELHA DE LIMA ( Moacir Gadelha). Hoje, 14 de Março, Dia da Poesia, em luto, há um misto de alegria e elegia em face da perda deste notável poeta. Moacir Gadelha era um homem espiritualizado, cheio de luz e arauto do amor. Que a sua alma possa repousar, eternamente, nos braços piedosos do Altíssimo. O falecido era poeta e escritor cearense, membro de várias academias da Capital, inclusive Sócio Colaborador da AJEB-CE e autor de muitas obras literárias (poesias, romances etc).

AO POETA MOACIR GADELHA
(In memoriam)

No Dia da Poesia,
Vela-se Moacir Gadelha,
O Poeta de áurea magia,
Que se foi como centelha
Para o páramo celeste.
De luto está a Poesia,
Que, ao sopro do vento Leste,
Canta uma triste elegia...
Foi-se Moacir Gadelha,
Bom poeta, boa ovelha
Para o redil do Senhor.
Será estrela no Céu,
Que semeou o Amor!

J. Udine – 14-03-2017 – Dia da Poesia.

terça-feira, 7 de março de 2017

AJEB-CE DE LUTO: GERALDINA AMARAL ENCANTOU-SE



Geraldina Amaral, soldado valente e atuante da cultura, literatura e jornalismo do Ceará, 
despediu-se de nós, seus amigos, para ir habitar outra galáxia. Sócia Fundadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB - representou essa entidade, diversas vezes, em encontros no Brasil e no exterior. Esteve à frente da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, como jornalista responsável pela edição da Revista Jangada

Por seus méritos, foi laureada com o Diploma de Sócia Honorária da AJEB-CE. Foi uma das vigas-mestras do colunismo social no Ceará. Participou de todos os números de nossa Coletânea POLICROMIAS, hoje no nono volume, estando ela, no livro, como biografada, homenageada pela atual presidente da AJEB-CE, Dra. Gizela Nunes da Costa. Recebeu também da AJEB-CE o honroso título de AJEBIANA DE OURO.
 

Maria Geraldina Alves do Amaral (Caucaia, 2 de fevereiro de 1925) é professora, tradutora, jornalista e escritora brasileira. É graduada em Letras Neolatinas e participou do VIII Curso Hispânico-Brasileiro de Língua e Literatura Espanhola, para jornalistas Ibero-Americanos, no Instituto de Cultura Hispânica de Madri, Espanha.

É sócia Acadêmica da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, sócia Benemérita da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB e membro da Associação Cearense de Imprensa. Fez parte da Diretoria executiva Nacional da AJEB como Diretora do Departamento de Divulgação e relações Públicas.

Possui contribuições em "Mulheres do Brasil", "O Livro da Ajebiana", "Ajebianas do Paraná e do Brasil", "Policromias" e "Revista Jangada". Participou da Antologia Nacional, “AJEB Letras”, edição comemorativa do 33º aniversário de fundação da AJEB, Fortaleza - CE, 2003, organizada pela então Presidente Nacional, Giselda Medeiros.

“Geraldina Amaral forma o grupo de cronistas sociais pioneiros, tendo estreado entrevistando o famoso Jacinto de Thormes, em sua primeira e única vinda ao Ceará, trazido pelo saudoso Arrudinha, para pôr a faixa de Glamour na Fernanda Parente, durante inauguração do Centro Massapeense, clube calcado em cera de carnaúba, que ele presidia.”


Faleceu em Caucaia-CE, em 2 de março de 2017.

Estamos de LUTO, mas engrandecidos pela convivência luminosa com essa mulher extraordinária!!!