Vianney Mesquita
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
PROFESSOR VIANNEY MESQUITA - ARTIGO
MANUEL BANDEIRA
Batista do Modernismo Nacional
Vianney Mesquita
Vianney Mesquita
O poeta é como o
Sol; o fogo que ele encerra é quem espalha a luz nessa amplidão sonora [...]. Queimemo-nos
a nós, iluminando a Terra! Somos lava, e a lava é quem produz a aurora! (ABÍLIO GUERRA JUNQUEIRO).
Perfaz-se no 2016 entrante (13 de outubro) o aniversário de 48 anos de
passamento do festejado poeta recifense MANUEL Carneiro de Sousa BANDEIRA
Filho, ocorrido no Rio de Janeiro, nato que foi na, Mauriceia, em 19 de abril
de 1886.
MÁRIO Raul de Morais ANDRADE – nome completo para não se estabelecer
embaraço com o agrônomo e escritor (*Fortaleza, 05.10.1910 – 05.02.44) Mário
Kepler Sobreira de Andrade, o Mário de Andrade do Norte – chamou a Manuel
Bandeira, e com muita propriedade, de São
João Batista do Modernismo brasileiro, conquanto o extraordinário rapsodo
de Libertinagem não haja participado
da Semana da Arte Moderna, em fevereiro de 1922.
Ao polígrafo, musicólogo e crítico paulistano assistiam sobradas razões
para anotar a denominação, porquanto Bandeira foi dos primeiros a escrever
produções poemáticas em antecipação ao novo moto e renovado espírito da poética
nacional, ao empregar o verso branco com excepcionais desenvoltura e beleza.
Bem atestam esta asserção seus produtos anteriores a 22, especialmente Carnaval (1919 - quem não conhece “Os
Sapos”?), uma das primeiras peças do movimento modernista.
Avesso ao “lirismo funcionário público” – decerto em alusão aos exageros
oficiais da forma romântico-parnasiana – “ com livro de ponto e manifestações de apreço
ao Sr. Diretor” – como ele próprio disse – preferiu aquele “difícil e pungente
dos bêbados – o lirismo dos clowns de
Shakespeare”.
Conforme exprime, entretanto,
Otto Maria Carpeaux – em Origens e Fins,
de 1943 – esse lirismo será revelado, além dos versos românticos, como em A Cinza das Horas. A força interventiva da inteligência crítica, batendo de
frente com a sensibilidade analítica profundamente romântica de Bandeira,
haverá de produzir o humor, o qual demarcará suas estrofes com a autoironia, consoante
ocorreu em Pneumotórax, contrapondo-se
à selfpity do romantismo. Foi isso
mesmo o que aconteceu.
Ressalte-se (quando do ensejo da comemoração dos seus 130 anos de
nascimento, a ocorrer em 19 de abril do ano vindouro) o fato de que, sob ângulo
novo, intocado pelas centenas de fontes que o já estudaram, no Brasil quanto no
Exterior, é custoso discorrer a respeito do produto literário e acerca do
invejável caráter do Vate pernambucano, este poeta da simplicidade, na vida e
na poesia.
O que se pode e deve, ainda, dizer de Manuel Carneiro de Sousa Bandeira
Filho, sem se incomodar com a repetição dos torneios, noutras estruturas, mas
com semelhante mensagem, é que seu ecletismo na senda literária – poesia,
música, crônica, crítica, tradução, ensaio et
reliqua – legou-nos a abundante e
qualificada obra, tangida “[...] pelas velhas liras e harpas elegíacas do tempo
em que as cruzes, os ciprestes, os rochedos e a lua pertenciam aos românticos”.
(GRIECO, in MENEZES, Raimundo de. Dicionário Literário Brasileiro. São
Paulo: Saraiva, 1960, p. 162).
Pela relevância do Escritor pernambucano na literatura – vem de novo
Carpeaux – e ele feito poeta, porém, não seria justo levá-lo a um plano menor, em
razão da prosa cristalina dos seus ensaios, peças de crônicas e de memórias.
Impõe-se destacar, também, completa o Crítico e jornalista austríaco,
naturalizado brasileiro, sua produção como escritor didático em várias seletas
e, acima de tudo, sua importância como tradutor de poesia, responsável pelas
melhores versões de Johann Christian Friedrich Hoderlin, Friedrich Schiller, William Shakespeare [...]
de Sóror Joana Inês de la Cruz e de Omar Khayann.(OP. CIT).
A extensão e a axiologia humanista-humanitária da produção de Manuel
Bandeira configuram glória da espécie humana, das melhores obras de Deus,
fortalecido (quem sabe) o seu espírito pela tísica que lhe assomou profunda aos
tenros 17 anos, pela verdadeira peregrinação por Campanha, Petrópolis,
Teresópolis, Fortaleza, Maranguape (Maracanaú), Uruquê e Quixeramobim; pelo
retiro forçado a Clavadel, tudo aliado aos sucessivos passamentos de entes
queridos de primeiro parentesco, ocorridos ao seu retorno ao País em 1914.
Em Clavadel – Suiça, o também letrista musical Bandeira – escreveu
poemas para Francisco Mignone, Villa-Lobos, Ari Barroso, Camargo Guarnieri e
outros – encontrou o escritor francês Paul Éluard, a quem nosso Poeta confessou
dever “a revelação do amor à poesia e suas possibilidades”. (APUD MENEZES, ÍDEM).
Em tal acidentada e mórbida existência, que lhe educou o corpo ao
clarificar o espírito, o bom aluno de João Ribeiro encontrou no Morro do
Curvelo – Santa Tereza – Rio de Janeiro - o poeta Ribeiro Couto, com quem
travou grande amizade.
Dele expressa Monteiro: porque era bom, “notável pela exemplaridade e
singeleza [...] desinteressado dos bens materiais e voltado exclusivamente para
os fins da criação literária”, o Autor de Vou-me
embora pra Pasárgada em tudo bebia o bem e espalhava sua aura de bondade,
sua habilidade, sua destreza em tanger a literatura com temas universais. É
O poeta que brinca, o poeta que lança no ar, de vez em quando, um ou
outro poema que é puro divertimento, é ao mesmo tempo aquele que tem dado à
poesia brasileira algumas das notas de mais profunda ressonância, de mais
amarga tristeza, e de mais séria contemplação da vida. (MONTEIRO, Adolfo
Casais. Manuel Bandeira. Lisboa, s.ind. pg., 1943).
Viveu doente do corpo e saudável do espírito, com grande intensidade.
Sua poesia é inspiração dos céus, é obra a perpassar o tempo tocando corações
de todas as gerações. Sua extensa e eclética produção, versátil de sentimentos,
temas e processos poéticos, é exemplo de tenacidade, inteligência e talento, de
humanidade método, força de vontade e bonomia, qualidades em declínio nestes
tempos difíceis, que nos tangem para distante da poesia, da lua, ciprestes e
rochedos, a que aludiu Grieco em passagem anterior.
Não há quem logre, entretanto, nos tanger para longe de Libertinagem, para distante da Última Canção do Beco ... (MESQUITA,
Vianney. In Impressões – Estudos de
Literatura e Comunicação. Fortaleza: Agora, 1989. 175 pp).
Obrigado, poeta, sábio, semideus. Vamos de novo reler Profundamente, beber profundez nos seus
ensaios, aprofundarmos nos seus conselhos, embelezarmos em suas estrofes. E
aprendermos com sua vida.
Gratidão a você – Manuel Bandeira, do Brasil!
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