Insigne presidente Maria Luisa Bomfim, em nome da qual saúdo as autoridades componentes da Mesa,
Prezados diretores da AJEB,
Ilustres Presidentes de Academias presentes, autoridades, dignos convidados, familiares e amigos.
Escreveu Cervantes: “ O louvor vale pela pessoa que dá’. E é assim que recebo os louvores feitos pelas presidentes Giselda Medeiros, Zenaide Marçal e Maria Luisa Bomfim.
Lembramos que O Oráculo de Delfos foi consultado para saber se existia algum homem que fosse mais sábio que Sócrates, ao que respondeu que não existia.
Sócrates declara que ficou inteiramente intrigado, uma vez que sempre afirmava que nada sabia e, no entanto, um deus não podia mentir. Procurou o convívio dos homens, reputados sábios, para ver se podia convencer o deus, de seu erro.
Dirigiu-se, primeiro a um político, que era considerado sábio, por muitos, e ainda mais sábio por ele próprio.
Verificou, logo, que o homem não era sábio, e disse-lhe isso delicada, mas firmemente; “ e o resultado foi que ele passou a odiar-me”.
Dirigiu-se , então, aos poetas, e pediu-lhes que lhe explicassem trechos de seus escritos, mas eles não foram capazes de o fazer.
Concluiu, finalmente, que somente Deus, o Criador é sábio; com essa resposta, pretende mostrar que a sabedoria dos homens vale pouco ou nada; não está falando de Sócrates; usa-lhe apenas o nome à guisa de ilustração, como se dissesse; OH, VERDADE NADA VALE.
A tarefa de educar os pretendentes à sabedoria tornou-lhe todo o tempo, deixando-o em extrema pobreza, mas achava que seu dever era vindicar o Oráculo.
Ajebianas, somos líderes, sim; somos intelectuais, sim; somos poetisas, sim; somos escritoras, sim.
Vem a pergunta:
Quem é mais sábia?
Se Sócrates diz: “Que nada sabe”. Nós responderemos que nada sabemos.
É hoje uma das mais importantes agremiações femininas do Brasil.
No Ceará, contamos com sete antologias, e com o Informativo “ O AJEBIANO”, já em seu 40º número. Congrega mais de 50 sócias efetivas, 28 sócios colaboradores, 16 sócios beneméritos e sete sócios honorários.
Que responsabilidade!
Concluo, transcrevendo as palavras de nossa presidente de honra, a poetiza Giselda Medeiros:
“Em um mundo no qual se vive a crise moral, a mulher contribui com valores, com decisão, valentia e coragem, com paixão e esforço, com fé e otimismo, com alegria, com amor e com entrega generosa do seu próprio ser.”
Registramos, com satisfação, os nossos agradecimentos a todos os que aqui compareceram: escritores, escritoras, intelectuais, acadêmicos, confreiras e presidentes de Academias.
Destaco, também, a alegria de contar com a presença do presidente da Academia Metropolitana de Letras, Seridião Montenegro, amigas alfeanas, representante da Academia Leonistica de Cultura do Ceará, professor Reinaldo Teixeira, e a presidente da Academia Feminina de Letras, Argentina Andrade.
Aos meus filhos: Pedro Jorge e Eveline, Adda Christiane e Daniel, Jorge André e Maria do Céu, Medeiros Junior e Juliana.
Aos meus amáveis netos: Natasha, Pedrinho , Marina, Sarah Christiane, Maria Clara, Mirela e Júlia.
Aos meus pais, razão da minha existência: Francisco das Chagas Medeiros e Joaquina Teixeira Medeiros ( in memoriam).
Obrigada.
Maria Nirvanda Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário