ATUAL DIRETORIA AJEB-CE - 2018/2020

PRESIDENTE DE HONRA: Giselda de Medeiros Albuquerque

PRESIDENTE: Elinalva Alves de Oliveira

1ª VICE-PRESIDENTE: Gizela Nunes da Costa

2ª VICE-PRESIDENTE: Maria Argentina Austregésilo de Andrade

1ª SECRETÁRIA: Rejane Costa Barros

2ª SECRETÁRIA: Nirvanda Medeiros

1ª DIRETORA DE FINANÇAS: Gilda Maria Oliveira Freitas

2ª DIRETORA DE FINANÇAS: Rita Guedes

DIRETORA DE EVENTOS: Maria Stella Frota Salles

DIRETORA DE PUBLICAÇÃO: Giselda de Medeiros Albuquerque

CERIMONIALISTA: Francinete de Azevedo Ferreira

CONSELHO

Evan Gomes Bessa

Maria Helena do Amaral Macedo

Zenaide Marçal

DIRETORIA AJEB-CE - 2018-2020

DIRETORIA AJEB-CE - 2018-2020
DIRETORIA ELEITA POR UNANIMIDADE

quarta-feira, 6 de junho de 2012



Discurso de entrega do cargo de Presidente da AJEB - CE

Bom Dia a todos
Ilustre escritora e poetisa Zenaide Marçal, nossa vice-presidente, meu sincero reconhecimento por seu amor e trabalho à Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil. Em seu nome cumprimento os demais membros da mesa.
Caríssima escritora e poetisa Evan Bessa, em seu nome cumprimento as demais colegas ajebianas. Caríssimo escritor e poeta Vicente Alencar, presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa e da União Brasileira de Trovadores, em seu nome cumprimento os nossos sócios colaboradores. Caríssima Escritora e Educadora Nirvanda Medeiros, nossa presidente eleita, meus sinceros cumprimentos.
Senhoras e Senhores
É tempo de agradecimento e gratidão, sentimentos que devo externar em meu nome e em nome de minha diretoria. Ao decorrer desses dois anos, enfrentei com muito carinho e dedicação o cargo de presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, a nossa valorosa AJEB, coordenadoria CE.
Quando somos responsáveis, procuramos fazer o melhor ao dirigir uma entidade, em nosso caso a AJEB, ou seja, o que consideramos "o melhor". Precisamos ser guerreiras e ter disposição para o trabalho, procurando encontrar soluções para imprevistos surgidos. Mas com solidariedade e compreensão, em um passo de mágica percorremos caminhos ensolarados.
O acadêmico José Augusto Bezerra, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Ceará, em um de seus pronunciamentos, nos diz:" Nosso Estado muito tem colaborado com a inteligência nacional. Fundou a primeira Academia de Letras do Brasil, antes da Academia Brasileira de Letras, criou um dos primeiros Institutos Históricos do país, implantou a primeira Secretaria de Cultura em um estado, é sede da Associação Brasileira de Bibliófilos , também a mais antiga em atividade no espaço cultural brasileiro ". Esta terra generosa e rica em valores culturais possui também, uma das mais expressivas coordenadorias da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil. Tal atribuição, deve-se ao empenho e trabalho de nossa presidente de Honra, a acadêmica Giselda Medeiros, que sempre batalhou para que isso fosse possível, e a tenacidade constante das sócias efetivas e sócios colaboradores. Por dez anos Giselda, esteve na presidência estadual e por quatro anos acumulou as duas funções, assumindo também a presidência nacional. Jamais poderia esquecer de citar a garra da escritora e poetisa Zenaide Marçal minha antecessora, que aparentemente frágil e delicada é uma ajebiana das mais experientes e batalhadoras, sempre pronta a contribuir com seu trabalho e dedicação.
Mas, meus amigos, acreditem, eu sou uma pessoa de sorte, e muita sorte... Todas as minhas companheiras de diretoria tiveram um comportamento exemplar, cumprindo suas funções com brilhantismo e amizade, deixando-me assim eternamente grata. E as companheiras ajebianas, esquecendo os seus outros vários compromissos, marcavam presença em nossas reuniões mensais, juntamente com nossos sócios colaboradores, em uma demonstração de amor e fidelidade à AJEB e ao movimento cultural cearense. Quando temos o propósito de colocar nosso pensamento e nossas ações disponíveis a cooperar com a sociedade, nos tornamos úteis à humanidade e assim podemos contornar com clareza e sabedoria as procelas que por ventura nos surpreendam. Costumo exaltar com muito orgulho o desempenho da AJEB e de como conseguimos realizar nossas propostas: reuniões, palestras, antologias, informativo, blog na internet, comemorações, comparecimento aos diversos lançamentos e solenidades, enfim obrigações prazerosas e enriquecedoras em todos os sentidos. Evidentemente surgem opiniões contraditórias, o que é salutar para continuarmos a crescer e atingir novos horizontes. Aparar arestas com tolerância e respeito é sinal de maturidade e sabedoria, e tendo como base esses conceitos, ultrapassamos dificuldades e pelejas. Sempre procurei conhecer meus sonhos e limitações, tentando não me intimidar com os desafios surgidos ao longo da caminhada. Consciente da responsabilidade assumida ao presidir essa Associação que tem por lema "A perenidade do pensamento pela palavra", espero ter correspondido à confiança das companheiras ajebianas durante o período de minha gestão. Posso afirmar, em público, que  alegrias e conquistas foram bem maiores que tristezas e decepções. Confesso-me sinceramente penhorada pela honra desse mandato e, nesse momento, entregando o cargo da presidência da AJEB à colega escritora e educadora Nirvanda Medeiros, sinto-me plenamente confiante, pois conheço sua capacidade administrativa e intelectual há bastante tempo, quando juntas fazíamos parte do Lions Clube. Continuarei meu trabalho, seguindo com a nova diretoria em seus ideais e projetos para o futuro promissor que nos aguarda, desejando lançar aqui, minha mensagem de otimismo e fé, a toda família ajebiana que mantém essa corrente de esperança e dedicação em benefício da cultura cearense. Senhoras e Senhores
Pressinto que já é hora de encerrar e costuma-se dizer que entre amigos não há necessidade de fazermos agradecimentos, pois amizade significa partilha. Mesmo assim, não poderia deixar de agradecer a Deus, este momento especial de missão cumprida, a todos os palestrantes que gentilmente aceitaram nosso convite e nos presentearam com a riqueza de seus pronunciamentos, e também às presenças de todos os amigos que vieram nos prestigiar nesta ensolarada manhã de abril. Meu especial carinho a todos vocês.

Maria Luisa Bomfim (Fortaleza, 15 de Abril de 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário