ATUAL DIRETORIA AJEB-CE - 2018/2020

PRESIDENTE DE HONRA: Giselda de Medeiros Albuquerque

PRESIDENTE: Elinalva Alves de Oliveira

1ª VICE-PRESIDENTE: Gizela Nunes da Costa

2ª VICE-PRESIDENTE: Maria Argentina Austregésilo de Andrade

1ª SECRETÁRIA: Rejane Costa Barros

2ª SECRETÁRIA: Nirvanda Medeiros

1ª DIRETORA DE FINANÇAS: Gilda Maria Oliveira Freitas

2ª DIRETORA DE FINANÇAS: Rita Guedes

DIRETORA DE EVENTOS: Maria Stella Frota Salles

DIRETORA DE PUBLICAÇÃO: Giselda de Medeiros Albuquerque

CERIMONIALISTA: Francinete de Azevedo Ferreira

CONSELHO

Evan Gomes Bessa

Maria Helena do Amaral Macedo

Zenaide Marçal

DIRETORIA AJEB-CE - 2018-2020

DIRETORIA AJEB-CE - 2018-2020
DIRETORIA ELEITA POR UNANIMIDADE

sexta-feira, 21 de junho de 2013

REUNIÃO DE JUNHO 2013 DA AJEB-CE

Neste mês de junho, a AJEB-CE, por meio de sua presidente Nirvanda Medeiros, promoveu excelente palestra em homenagem ao centenário de nascimento de Vinicius de Moraes, proferida pelo Dr. Pedro Jorge Medeiros, atual presidente do Náutico Atlético Cearense e membro efetivo da Academia Cearense de Retórica. Também promoveu o lançamento do livro "Sendas Perfumadas - pequenas ideias viscerais", da ajebiana Rosa Firmo. A apresentação foi de Giselda Medeiros.Presentes, além das sócias efetivas e sócios colaboradores, simpáticos convidados de Rosa Firmo.


Abertura da sessão pela presidente Nirvanda Medeiros



O palestrante Pedro Jorge Medeiros


Escritora Eliane Arruda entrega ao palestrante Diploma de Honra ao Mérito


Giselda Medeiros faz a apresentação do livro "Sendas Perfumadas"


Os agradecimentos da Autora


O autógrafo


Autógrafo para Maria do Carmo Fontenelle


Autógrafo para Evan Bessa


O palestrante e a autora


Presidente Nirvanda Medeiros e Presidente de Honra Giselda Medeiros


Auditório


Rosa Firmo e Neide Freire


Deusdedit Rocha é diplomado como Sócio Colaborador


Rejane Costa Barros recebe Diploma de Honra ao Mérito


Nilze Costa e Silva recebe de Giselda Medeiros Diploma de Honra ao Mérito


Giselda Medeiros e Neide Freire


Giselda, Nirvanda, Pedro Jorge e Reinaldo


SENDAS PERFUMADAS – OS CAMINHOS DE ROSA

APRESENTAÇÃO DO LIVRO POR GISELDA MEDEIROS

Dentre inúmeras leituras que faço, deparei-me, certa vez, com um pensamento, cujo autor, infelizmente, foge-me à memória. Ei-lo: "A glória da amizade não é só a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você".

Foi exatamente o que senti – essa “inspiração espiritual” – ao constatar a confiança que Rosa Firmo tem em mim, concedendo-me o prazer de apresentar seu livro “Sendas Perfumadas – Pequenas Ideias Viscerais”.
Ser escolhida para tão importante missão é a maior distinção que nos é conferida, pois um livro representa para o autor o melhor de si, aquilo que veio do seu íntimo, a sua identidade. E tal preciosidade só a confiamos a quem temos muita amizade. Por isso o faço com o coração plenamente feliz e grato.

Rosa Firmo, essa pessoa incomum, cuja espiritualidade aflora nesse “Sendas Perfumadas”,  leva-nos a entender o significado da vida e da morte, de sua presença no mundo, das alegrias e tristezas do nosso cotidiano, ensinando-nos o modo de como lidar com as adversidades, com a dor, seja ela física, moral ou espiritual.

Nascida no distrito de Quitaiús, Lavras da Mangabeira (CE), a autora, assim se autodefine:
“Sou hóspede de mim mesma, de minhas decisões, daquilo que afirmei ou neguei, que fiz, ou deixei de fazer. Sinto-me completamente inacabada, sempre me construindo, tentando acertar. O de hoje não é o de ontem, nem será o de amanhã. Eu escrevo simplesmente. Considero-me ainda uma criança na arte de escrever. Sou aprendiz de Ser, prisioneira do sol no ocaso - Vislumbrando uma "Luz".

A autora integra a Academia Lavrense de Letras, a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB-CE e a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins - de Natal (RN).
Tem livros publicados em prosa e poesia, a saber: “Nobreza de Uma Mulher Sertaneja” (2001), “Cidades Históricas de Minas Gerais” (2003), “Chuvas de Verão” (2005), “Prisioneira do Sol no Ocaso” (2006), “Ponderações na Perspectiva de Luz” (2007), “Os Cantos do Luar” (2008), “O Rosário de Quitaiús” (2010). “Chiquinho de Domingos, um sertanejo sonhador” (2011). E, hoje, “Sendas Perfumadas - Pequenas Ideias Viscerais”.

Maria Lúcia Macedo Maciel, na orelha desse último livro, assim se expressa:  “Além da literatura, a autora desenvolve habilidades da pintura e da música, mostrando a sua versatilidade e abrindo oportunidades de perceber a vida de outras formas..
A seleção de textos contida nesse trabalho demonstra que Rosa é uma pessoa intensa, que escreve sobre a vida, gente, experiências, encontros, felicidade e existência, de forma equilibrada, irradiando luz e brilho pessoal”.

Realmente, a imagem contida no título – “sendas perfumadas”, somada à do subtítulo, remete-nos à abstração do que encontraremos em nosso caminhar que nos levará ao imponderável. Por isso, temos que colocar aromas extraídos do mais profundo de nós, e, como propala nossa ajebiana, “agregar valores como, espírito de cooperação, compreensão, sustentado pelo processo bilateral, que permitem o equilíbrio. Procurar o caminho certo é imprescindível”.

E, para concluir, de modo majestático, como bem merece Rosa Firmo, trago a palavra competente de Dimas Macedo:
“Rosa sabe o que é empreender a escritura, o que é namorar com o texto, o que é ser poeta e o que é escrever com determinação. Sabe o que é dizer a memória e o que é acender a paixão de criar, a partir de um ponto de observação”.
Parabéns, Rosa, por nos mostrar essa dimensão do homem, visto como ser naturalmente humano e divino (já que foi criado à imagem e semelhança de Deus), o que constitui, temática ou implicitamente, a sua mais profunda essência e aspiração.  
Muito obrigada
18/6/2013
Palavras de agradecimentos da autora


Lançamento do Livro “Sendas Perfumadas”
Dia: 18/06/2013

Bom dia a todos

   Quero, ao mesmo tempo, saudar e agradecer a Diretoria da AJEB, representada pela nossa presidente Maria Nirvanda Medeiros. A Lúcia Maciel que escreveu a orelha deste livreto, a Giselda, pela delicadeza de fazer tão bela apresentação e ainda a Zenaide Marçal que me incentivou a fazer este lançamento; a nossos/as confreiras; aos familiares e amigas aqui presentes.

É sempre uma emoção publicar um trabalho. Divido com vocês a minha emoção por este momento e por adquirirem esta minha singela obra. São textos de cunho espiritualista e educativo relacionados à área da Educação, reflexões do cotidiano. Uma semeadura das minhas observações.

  No dia-a-dia, na urdidura deste trabalho, tornei-me mais ciente de que não existe verdade absoluta, existem sim caminhos que podemos escolher e seguir, até mesmo ultrapassá-los, porém sabemos que consequências poderão advir se não procurarmos o caminho mais seguro.

A nossa vida é pontuada de sinais, no entanto somos nós que temos de atentar para estes sinais e escolher o melhor caminho para segui-lo. E a este, agregar valores como, espírito de cooperação, compreensão, sustentado pelo processo bilateral, que permitem o equilíbrio, como vem sendo buscado na nossa querida AJEB.
Procurar o caminho certo é imprescindível. O importante é fazer nossas escolhas, elaborar nossas ideias, opiniões, a nossa verdade e publicá-las.
Há uma centelha de luz em cada um de nós que nos impulsiona como uma chama seduzindo nossos corações, fortalecendo-nos a cada passo da nossa caminhada na tentativa de transcender o óbvio.

Estou celebrando com vocês este momento tão oportuno com a sensação de um sonho concretizado, mais uma semente lançada.

Muito obrigada


Nenhum comentário:

Postar um comentário