ATUAL DIRETORIA AJEB-CE - 2018/2020

PRESIDENTE DE HONRA: Giselda de Medeiros Albuquerque

PRESIDENTE: Elinalva Alves de Oliveira

1ª VICE-PRESIDENTE: Gizela Nunes da Costa

2ª VICE-PRESIDENTE: Maria Argentina Austregésilo de Andrade

1ª SECRETÁRIA: Rejane Costa Barros

2ª SECRETÁRIA: Nirvanda Medeiros

1ª DIRETORA DE FINANÇAS: Gilda Maria Oliveira Freitas

2ª DIRETORA DE FINANÇAS: Rita Guedes

DIRETORA DE EVENTOS: Maria Stella Frota Salles

DIRETORA DE PUBLICAÇÃO: Giselda de Medeiros Albuquerque

CERIMONIALISTA: Francinete de Azevedo Ferreira

CONSELHO

Evan Gomes Bessa

Maria Helena do Amaral Macedo

Zenaide Marçal

DIRETORIA AJEB-CE - 2018-2020

DIRETORIA AJEB-CE - 2018-2020
DIRETORIA ELEITA POR UNANIMIDADE

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

AGN REALIZA ELEIÇÃO PARA NOVA PRESIDÊNCIA NACIONAL DA AJEB - Por Renata Dal-Bó

Da esquerda para a direita: 
Renata Dal-Bó, Maria Odila Menezes e Irislene Morato

MOMENTO HISTÓRICO PARA A AJEB E PARA A ESCRITA FEMININA 

Renata Dal-Bó



Sempre tive o sonho em participar de um movimento feminino, que desse voz à mulher, que as tirasse da invisibilidade e lhes restituísse seu merecido lugar na história. Este sonho começou a se realizar no dia 6 de setembro de 2018, quando fui empossada pela então presidente nacional da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB), Maria Odila Menezes, como presidente-coordenadora da AJEB - coordenadoria de Santa Catarina, durante o 1º Encontro de Ajebianas, que aconteceu na Academia Cearense de Letras, em Fortaleza. Naquele momento, vi que não estava só, pois lá havia muitas mulheres que, assim como eu, acreditam no poder transformador da palavra e, por meio de seus escritos, lutam por um mundo mais humano, equânime e, por que não dizer, poético.


Voltei para Tubarão com a missão de fundar a AJEB em Santa Catarina. E assim foi feito. No dia 4 de dezembro de 2018, junto com outras 20 jornalistas e escritoras catarinenses, fundei a AJEB-SC. Lembro-me como se fosse hoje a felicidade que todas nós sentimos em poder colaborar, de maneira significativa, para elevar o espaço da mulher, agregando valor à voz feminina e abrindo caminhos para um futuro mais atuante da mulher na literatura e no jornalismo. 


Nove meses depois, nos dias 5 e 6 de setembro de 2019, a AJEB-SC realizava outro grande feito: o 2º Encontro Nacional de Ajebianas, que reuniu, em Tubarão-SC, mais de 50 jornalistas e escritoras de todo o Brasil, num intercâmbio de ideias, experiências e conhecimento.


Três anos se passaram e hoje já somos 85 associadas espalhadas por todo o Estado, que juntas colaboramos para estabelecer uma tradição literária escrita por mulheres: uma literatura própria, de temática variada, muitas vezes retratando suas vivências, seus valores, sua luta para ter acesso à voz.    


Meu encanto por esta entidade e pelo que ela representa me fez querer ir além. Motivou-me a aceitar mais um desafio: o de concorrer para presidente nacional da AJEB. Durante as eleições, que aconteceram no último dia 3 de dezembro, em Curitiba, um fato inédito aconteceu nos 51 anos de história da AJEB: além de ter duas chapas concorrentes pela primeira vez, elas ficaram empatadas, com 180 votos cada. 


Após votação e apuração dos votos, a comissão fiscal oficializou o empate entre as chapas. Como o atual estatuto não prevê tal resultado, ficou decidido pela diretoria executiva nacional, em comum acordo entre as presidentes das duas chapas, que a chapa Democracia e União, liderada pela presidente-coordenadora da AJEB-MG, Irislene Morato, assumiria a gestão 2021/2023, e a chapa Integração, liderada por mim, assumiria o biênio 2023/2025. É um imenso orgulho estar participando ativamente deste momento único e memorável para a associação e para nós, jornalistas e escritoras, sonhadoras e incansáveis na conquista pelo nosso espaço na cultura e nas letras. Porque sonhos que sonhamos juntas tornam-se realidade!


#escritafeminina #ajeb


Nenhum comentário:

Postar um comentário