ATUAL DIRETORIA AJEB-CE - 2018/2020

PRESIDENTE DE HONRA: Giselda de Medeiros Albuquerque

PRESIDENTE: Elinalva Alves de Oliveira

1ª VICE-PRESIDENTE: Gizela Nunes da Costa

2ª VICE-PRESIDENTE: Maria Argentina Austregésilo de Andrade

1ª SECRETÁRIA: Rejane Costa Barros

2ª SECRETÁRIA: Nirvanda Medeiros

1ª DIRETORA DE FINANÇAS: Gilda Maria Oliveira Freitas

2ª DIRETORA DE FINANÇAS: Rita Guedes

DIRETORA DE EVENTOS: Maria Stella Frota Salles

DIRETORA DE PUBLICAÇÃO: Giselda de Medeiros Albuquerque

CERIMONIALISTA: Francinete de Azevedo Ferreira

CONSELHO

Evan Gomes Bessa

Maria Helena do Amaral Macedo

Zenaide Marçal

DIRETORIA AJEB-CE - 2018-2020

DIRETORIA AJEB-CE - 2018-2020
DIRETORIA ELEITA POR UNANIMIDADE

quinta-feira, 23 de março de 2017

SESSÃO DA AJEB-CE, 21 DE MARÇO DE 2017



A primeira reunião da AJEB, em 2017, deu-se no dia 21 de março, com a prestigiada presença de seus associados e de alguns convidados.

A presidente Gizela Nunes da Costa abriu a sessão, dando as boas-vindas a todos os presentes, parabenizando às sócias pelo Dia Internacional da Mulher.

Nirvanda Medeiros anunciou os aniversariantes dos meses janeiro, fevereiro e março, que foram saudados com os aplausos da plateia.

A presidente falou acerca do distintivo da AJEB, confeccionado pela Handal (RJ), a fim de ser usado pelos associados em momentos festivos e solenes, ou seja, para distinguir a nossa querida AJEB.

O jornalista Vicente Alencar palestrou sobre a inolvidável Bárbara de Alencar, mulher corajosa, avó do escritor maior do Romantismo brasileiro, o grande José de Alencar. A palestra agradou a todos os presentes, pela abordagem descontraída usada pelo expositor.

Um dos pontos altos da sessão foi a homenagem ao Cordelista Gutemberg Andrade, pelos serviços prestados à cultura cearense, mormente à AJEB-CE, quando compôs um cordel, em que narra a história de nossa entidade nacional. Recebeu a placa-homenagem pela mão da Presidente de Honra, Giselda Medeiros. Antes havia sido saudado pela ajebiana, Rejane Costa Barros, visivelmente emocionada. A escritora Evan Bessa fez a leitura das trovas de Gutemberg, constantes do livro "Jubileu em Trovas", da UBT- seção de Fortaleza, da qual o homenageado foi presidente. Depois, o agraciado fez os seus agradecimentos em cordel.

Outro ponto relevante foi a posse da escritora premiada e acadêmica, Vládia Mourão, no quadro da AJEB-CE, como sócia efetiva, o que vem acrescentar mais importância à nossa associação.

Ao final, a presidente Gizela Nunes da Costa pediu um minuto de silêncio pelo falecimento de Geraldina Amaral, nossa sócia fundadora, e de Moacir Gadelha, nosso sócio colaborador.

A sessão foi encerrada e, em seguida, serviu-se um lanche.

HOMENAGEM A GUTEMBERG LIBERATO

Gutemberg, o artista dos versos simples
Rejane Costa Barros
    
          Quando o Jesuíta Bartolomeu de Gusmão realizou o primeiro experimento com balão, parecia estar adivinhando que voar era um dos sonhos do homem. A ideia de voar num balão nos passa a sensação de liberdade, de desvendar os mistérios do alto, os limites de nós mesmos. A riqueza cultural de nossa região vai além de suas manifestações folclóricas e populares. Temos a música erudita, a música popular, a dança, o artesanato, a culinária, o teatro, a literatura de cordel.
          Cordel é um gênero literário popular frequentemente escrito de forma rimada e expresso em folhetos. Data do século XVI quando o Renascimento popularizou a impressão desses relatos orais mantidos como forma popular em nosso país. O nome origina-se de como os folhetos eram expostos para serem vendidos, em cordas ou barbantes.
          Estamos no mês de março, mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher. Mas hoje a nossa homenagem será feita a um homem. Gutemberg Liberato de Andrade. Homem que tem ao seu lado, uma grande mulher. Esse é também mês de seu aniversário e essa homenagem é mais que oportuna. Gutemberg é Sócio Benemérito da AJEB – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil Coordenadoria do Ceará e, no mês de dezembro de 2016, deu-nos de presente um cordel, contando a história da Instituição. Assim, ele proporcionou a nós, a sensação do voo, de buscar sonhos mais distantes, de enternecer nossos corações com alegria e imortalizar a história de nossa querida AJEB.
          Gutemberg tem alma de artista e vê o mundo diferente, enxerga-o com outras cores e manuseia tão bem as palavras e os seus escritos, que nos dá a certeza que é mesmo um ser especial. Vive para dar bons exemplos e entendemos que o maior deles é essa amizade sincera e essa fidelidade de espírito e benquerença. Sou suspeita para falar sobre ele e sobre Argentina, pois sempre que o faço, coloco o amor à frente de qualquer sentimento, como todos sabem, os tenho como meus pais e sou amada por eles, feito uma filha. Nossa amizade já vem de vinte e quatro anos, nos conhecemos em 1993. Mas essa história já estava traçada, mesmo antes de eu nascer, posto que minhas duas mães, a biológica e a de coração, se conheceram e foram amigas.
          Hoje, nesta reunião quando Gutemberg recebe esta merecida homenagem, fico feliz em ter sido escolhida para poder saudá-lo. Você, Gutemberg, meu amigo pai, tem um valor incalculável, sua existência é mais que necessária, para os que te amam, e mesmo quando as coisas não vão bem, você desafia o tempo, e mostra que a fé em Deus, supera tudo e amor ajuda a continuar seguindo em frente. Você e Argentina se aquecem e se descobrem de novo ao sol de cada dia e do novo abraço que a vida lhes dá. Limpam-se de qualquer amargura quando esta se achega e reacendem suas energias. E assim, vão deixando as marcas indeléveis dessa história de amor tão bela.
          Como Coronel da Polícia Militar do Ceará, exerceu as funções de Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças; Comandante do Comando de Policiamento da Capital; Assessor Jurídico da Polícia Militar, Fundador e Comandante do Colégio da Polícia Militar; Chefe de Segurança do Governo do Ceará; Chefe da Casa Militar do Governo.
          Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em Pedagogia e Habilitação e em Administração Escolar pela Universidade Estadual do Ceará. É poeta, escritor, trovador, compositor e cordelista. Publicou os Livros Documentos com a história da UBT Ceará e Iguape em Cordel, além do CD Reflexão. Atualmente já conta com mais de 87 cordéis escritos.
          Tive o prazer se ser imortalizada em um deles. Parte de minha história de vida contada de forma carinhosa e plena de cuidados e só posso agradecer sempre por tanto afeto.
          Então, hoje, nós que compomos a AJEB Ceará, estamos aqui em agradecimento por toda a sua contribuição para a Instituição e pelo singelo cordel escrito contando sobre essa que é uma Entidade literária tão querida e respeitada!
          Deste solo infindo, planeta mitológico de alvoroço e romaria, que é o território fértil da lira do povo, da poesia espontânea e cristalina, rica de ternura e de verdades, de densidade conceitual e sabedoria filosófica, desejamos a ti, Gutemberg que os ventos da Terra do Sol bafejem tua face e te permitam celebrar conosco a alegria de ter-te por muito tempo em nosso convívio!
           Obrigada, por você fazer parte de nossas vidas.
          Parabéns pela merecida homenagem!

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA























Nenhum comentário:

Postar um comentário