ATUAL DIRETORIA AJEB-CE - 2018/2020

PRESIDENTE DE HONRA: Giselda de Medeiros Albuquerque

PRESIDENTE: Elinalva Alves de Oliveira

1ª VICE-PRESIDENTE: Gizela Nunes da Costa

2ª VICE-PRESIDENTE: Maria Argentina Austregésilo de Andrade

1ª SECRETÁRIA: Rejane Costa Barros

2ª SECRETÁRIA: Nirvanda Medeiros

1ª DIRETORA DE FINANÇAS: Gilda Maria Oliveira Freitas

2ª DIRETORA DE FINANÇAS: Rita Guedes

DIRETORA DE EVENTOS: Maria Stella Frota Salles

DIRETORA DE PUBLICAÇÃO: Giselda de Medeiros Albuquerque

CERIMONIALISTA: Francinete de Azevedo Ferreira

CONSELHO

Evan Gomes Bessa

Maria Helena do Amaral Macedo

Zenaide Marçal

DIRETORIA AJEB-CE - 2018-2020

DIRETORIA AJEB-CE - 2018-2020
DIRETORIA ELEITA POR UNANIMIDADE

terça-feira, 7 de março de 2017

AJEB-CE DE LUTO: GERALDINA AMARAL ENCANTOU-SE



Geraldina Amaral, soldado valente e atuante da cultura, literatura e jornalismo do Ceará, 
despediu-se de nós, seus amigos, para ir habitar outra galáxia. Sócia Fundadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB - representou essa entidade, diversas vezes, em encontros no Brasil e no exterior. Esteve à frente da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, como jornalista responsável pela edição da Revista Jangada

Por seus méritos, foi laureada com o Diploma de Sócia Honorária da AJEB-CE. Foi uma das vigas-mestras do colunismo social no Ceará. Participou de todos os números de nossa Coletânea POLICROMIAS, hoje no nono volume, estando ela, no livro, como biografada, homenageada pela atual presidente da AJEB-CE, Dra. Gizela Nunes da Costa. Recebeu também da AJEB-CE o honroso título de AJEBIANA DE OURO.
 

Maria Geraldina Alves do Amaral (Caucaia, 2 de fevereiro de 1925) é professora, tradutora, jornalista e escritora brasileira. É graduada em Letras Neolatinas e participou do VIII Curso Hispânico-Brasileiro de Língua e Literatura Espanhola, para jornalistas Ibero-Americanos, no Instituto de Cultura Hispânica de Madri, Espanha.

É sócia Acadêmica da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, sócia Benemérita da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB e membro da Associação Cearense de Imprensa. Fez parte da Diretoria executiva Nacional da AJEB como Diretora do Departamento de Divulgação e relações Públicas.

Possui contribuições em "Mulheres do Brasil", "O Livro da Ajebiana", "Ajebianas do Paraná e do Brasil", "Policromias" e "Revista Jangada". Participou da Antologia Nacional, “AJEB Letras”, edição comemorativa do 33º aniversário de fundação da AJEB, Fortaleza - CE, 2003, organizada pela então Presidente Nacional, Giselda Medeiros.

“Geraldina Amaral forma o grupo de cronistas sociais pioneiros, tendo estreado entrevistando o famoso Jacinto de Thormes, em sua primeira e única vinda ao Ceará, trazido pelo saudoso Arrudinha, para pôr a faixa de Glamour na Fernanda Parente, durante inauguração do Centro Massapeense, clube calcado em cera de carnaúba, que ele presidia.”


Faleceu em Caucaia-CE, em 2 de março de 2017.

Estamos de LUTO, mas engrandecidos pela convivência luminosa com essa mulher extraordinária!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário