ATUAL DIRETORIA AJEB-CE - 2018/2020

PRESIDENTE DE HONRA: Giselda de Medeiros Albuquerque

PRESIDENTE: Elinalva Alves de Oliveira

1ª VICE-PRESIDENTE: Gizela Nunes da Costa

2ª VICE-PRESIDENTE: Maria Argentina Austregésilo de Andrade

1ª SECRETÁRIA: Rejane Costa Barros

2ª SECRETÁRIA: Nirvanda Medeiros

1ª DIRETORA DE FINANÇAS: Gilda Maria Oliveira Freitas

2ª DIRETORA DE FINANÇAS: Rita Guedes

DIRETORA DE EVENTOS: Maria Stella Frota Salles

DIRETORA DE PUBLICAÇÃO: Giselda de Medeiros Albuquerque

CERIMONIALISTA: Francinete de Azevedo Ferreira

CONSELHO

Evan Gomes Bessa

Maria Helena do Amaral Macedo

Zenaide Marçal

DIRETORIA AJEB-CE - 2018-2020

DIRETORIA AJEB-CE - 2018-2020
DIRETORIA ELEITA POR UNANIMIDADE

segunda-feira, 22 de março de 2010

O POVOAMENTO DA SOLIDÃO - José Costa Matos



Eu trago em mim
os povoadores da solidão.
E mando que se façam bandeirantes,
e quebrem pararelos
e quebrem meridianos,
na guerra contra todas as fronteiras.
E descubram ouro no sono das montanhas
e apresem os índios nas surpresas da inocência
e façam filhos nas negras
mães da solidão
e pisem a cabeça das serpentes
com a ilusão de esmagar todas as mágoas
que não podem ser destruídas
sob as sapatorras da marcha escapista.
E batam nos peitos brutos
e gritem para as quebradas das serras:
- nós somos os decifradores
dos mistérios do sofrimento!
E morram apertando as mãos
as esmeraldas que mentiram
na febre de Fernão Dias Pais Leme.
Eu sei fazer os povoadores da solidão.
Tive lições de milagres
aos pés de Deucalião e Pirra:
se eu lançar pedras sobre o meu ombro,
elas se transmudarão em homens e mulheres,
que amarão
e povoarão as galáxias
e cantarão hinos de exorcizar o medo
e plantarão sementes
e rezarão missas de agradecer colheitas
e crucificarão deuses
e criarão vacas
e terão a vontade viageira de turismar estrelas
e a vontade miúda de chorar
o amor difícil dos sonetos,
e só assim serão humanos.
eu sei descobrir os povoadores da solidão.
Eles podem não ter massa
nem carga elétrica
nem campo magnético,
como os neutrinos.
Mas eu vou buscá-los
em qualquer ponto do universo,
para os banquetes comemorativos
da glória do meu Rei.
A minha solidão está grávida de mim.
Sou o plenificador
dos espaços e tempos vazios,
porque sou o viveiro
de todas as Histórias dos homens
e de todas as profecias de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário