ATUAL DIRETORIA AJEB-CE - 2018/2020

PRESIDENTE DE HONRA: Giselda de Medeiros Albuquerque

PRESIDENTE: Elinalva Alves de Oliveira

1ª VICE-PRESIDENTE: Gizela Nunes da Costa

2ª VICE-PRESIDENTE: Maria Argentina Austregésilo de Andrade

1ª SECRETÁRIA: Rejane Costa Barros

2ª SECRETÁRIA: Nirvanda Medeiros

1ª DIRETORA DE FINANÇAS: Gilda Maria Oliveira Freitas

2ª DIRETORA DE FINANÇAS: Rita Guedes

DIRETORA DE EVENTOS: Maria Stella Frota Salles

DIRETORA DE PUBLICAÇÃO: Giselda de Medeiros Albuquerque

CERIMONIALISTA: Francinete de Azevedo Ferreira

CONSELHO

Evan Gomes Bessa

Maria Helena do Amaral Macedo

Zenaide Marçal

DIRETORIA AJEB-CE - 2018-2020

DIRETORIA AJEB-CE - 2018-2020
DIRETORIA ELEITA POR UNANIMIDADE

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Discurso de Transmissão do Cargo – AJEB/CE - Zenaide Marçal


Prezados componentes da Mesa Diretora, a quem saúdo na pessoa de Giselda Medeiros, nossa Presidente de Honra; Caras ajebianas componentes da Diretoria eleita, às quais saúdo na pessoa da Presidente Maria Luisa Bomfim; estimadas sócias efetivas, prezados sócios colaboradores, a quem saúdo na pessoa de Giselda Medeiros; senhoras e senhores convidados e demais presentes, a quem saúdo na pessoa de Aldanira Lyra.

Lemos no Eclesiastes que “para tudo há um tempo debaixo do céu”. Há dois anos fui empossada na presidência da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria do Ceará, bastante temerosa da responsabilidade que assumia, mas com muita vontade de fazer um bom trabalho e creio que consegui. Dizendo melhor, conseguimos, porque para isto contamos com a colaboração constante e decidida de cada membro da nossa Diretoria, assim como da nossa Presidente de Honra Giselda Medeiros.
Procuramos manter a AJEB no mesmo patamar que ocupava na administração anterior. Tivemos o cuidado de convidar palestrantes, dando prioridade aos nossos associados, o que não impediu que convidássemos, vez por outra, membros de outras associações, contanto que as nossas reuniões se tornassem tão interessantes quanto no tempo dos Clubes de Leitura.
Assumimos no mês de abril de 2008, tendo nessa mesma data o lançamento do livro Poemas e Lembranças, da nossa estimada Conselheira Neide Freire, com quem dividimos o prazer daquela reunião festiva.
- Em maio, a mesma colega Neide Freire nos brindou com uma palestra sobre Heloneida Studart, que muito nos empolgou.
- No mês de junho foi a vez de Argentina Andrade com o excelente trabalho intitulado – Rui Barbosa, o maior Brasileiro da História.
- Em julho, costumeiramente um mês de recesso, comemoramos com um almoço no Restaurante Côco Bambu o aniversário da nossa Presidente de Honra Giselda Medeiros, ao qual compareceram inúmeros sócios, familiares e amigos.
-Veio Agosto e tivemos a felicidade de ouvir a palestra de Ione Arruda sobre o grande escritor Humberto de Campos.
-Em setembro, Mário Quintana veio até nós, através da palavra fluente de Rita de Cássia Fernandes Araújo.
- Em outubro, Evan Bessa nos trouxe - “O Memorialista Pedro Nava”, tendo até mesmo a participação do Prof. Costa Matos que nos mostrou uma carta que o referido escritor lhe havia enviado anos antes.
- Em novembro Maria Luisa Bomfim deixou-nos enlevados ao falar de Regine Limaverde. Aliás, tivemos a grata satisfação de contar com a presença desta querida Acadêmica.
Ainda nesse novembro de 2008, quis a Vida que precisasse me ausentar, acidentada que fui, aliás a primeira vez que, espero, seja a única.
Assim, não tivemos em dezembro de 2008 a nossa festa natalina, resolução tomada pela Diretoria, cuja solidariedade muito me tocou.
No ano seguinte, 2009, tivemos o costumeiro recesso em janeiro e fevereiro.
Iniciando as atividades desse ano de 2009, substituída em março pela 2ª vice-presidente Maria Luisa Bomfim que, no impedimento da 1ª vice presidente Neide Azevedo, atendeu prontamente à nossa solicitação e desempenhou o cargo da forma mais eficiente possível, cheia de entusiasmo e boa vontade. Não posso deixar passar esta ocasião de, mais uma vez, agradecer-lhe, penhoradamente, diante de todos.
Nesse mesmo mês de março, houve a palestra que estava anteriormente programada, da escritora Thereza Leite, sobre Natércia Campos, de saudosa memória, figura das mais projetadas da nossa literatura. Março, abril, maio e junho foram meses em que a AJEB esteve sob o comando de Maria Luísa que manteve o alto nível das reuniões ajebianas.
Após o recesso de julho, reassumimos a Presidência e resolvemos fazer experiência de uma reunião mais participativa, dando oportunidade a vários associados, em cada mês, de mostrarem seus trabalhos literários, ora em prosa, ora em verso, o que foi feito nos meses de agosto, setembro e outubro.
Pensando sempre em melhorar, voltamos às palestras e tivemos em novembro o Prof. Tarcisio Cavalcante, da ACLP, que nos trouxe uma aula completa e mesmo divertida, sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, trabalho este de grande valor e que agradou aos presentes muito além da expectativa.
Em dezembro fizemos uma grande festa de confraternização natalina que contou com a participação da maior parte dos nossos associados, além de alguns convidados. Homenageamos os funcionários desta Casa, os quais sempre nos ajudam na organização de nossas reuniões, oferecendo-lhes, em nome da AJEB, lembranças natalinas. Aliás, a AJEB tomou a si a responsabilidade de oferecer os presentes para o sorteio do qual participaram não somente ajebianas e ajebianos, mas também os visitantes, o fotógrafo e o violonista, convidados. Tivemos um “brunch” regado a vinho, “comme il faut”! Vibrantes de fraternidade, fechamos as atividades de 2009 como se costuma dizer: com “ chave de ouro”.
Depois do habitual recesso de janeiro e fevereiro, com a mesma “chave de ouro”, abrimos as nossas atividades literárias de 2010, pois tivemos a feliz oportunidade de receber Regine Limaverde que nos brindou com a palestra intitulada – Considerações sobre a Leitura. Em seguida fizemos a votação na qual foi eleita a nova Diretoria para o biênio 2010 – 2012, que logo mais tomará posse.
Não posso terminar estas palavras sem fazer o que é mais importante: Agradecer. Peço permissão a todos para fazer um agradecimento a alguém que não se encontra mais no meio de nós, cuja ausência nesta Mesa ainda hoje é sentida. Trata-se do grande e pranteado amigo, o Acadêmico Prof. Costa Matos, Sócio Honorário da AJEB, a quem devo gratidão pelo forte apoio dado à nossa Diretoria. Sempre presente às nossas reuniões, a nos encorajar. Quando de sua partida, fiz um poema que intitulei “Choverá Saudade” e que leio agora em sua homenagem:

Tu eras a Poesia
por que volatilizar-se?
Doravante
nascerão poemas nos Campos Elíseos;
novos salmos serão compostos
e encantarão Santos poetas;
para ver-te,
mil flores luminescentes
sutilmente brotarão
nas veredas do Infinito.

As borboletas,
não mais crisálidas,
já não escaparão de tuas mãos,
nem os teus sonhos...

E choverá saudade
nos corações que conquistaste!

Para ele, não peço 1 minuto de silêncio; peço palmas!

Continuando, quero fazer aqui um agradecimento a Santa Tereza D’Avila a quem confiei a trajetória deste mandato. Quero agradecer igualmente à nossa Presidente de Honra Giselda Medeiros a confiança e a presença valiosa e indispensável, ajudando-nos a abrir caminhos ainda desconhecidos.
Agradeço a cada uma das Diretoras e Vice-Presidentes da nossa Diretoria, sem cuja cooperação não me teria sido possível bem cumprir este mandato. O meu agradecimento, também, a cada uma das sócias efetivas e a cada um dos sócios colaboradores a frequência às reuniões, permitindo que sempre tivéssemos um bom número de participantes, tornando-as animadas e bastante proveitosas.
Agradeço, enfim, aos funcionários desta Casa, ao nosso sócio colaborador, Jorge Pontes Lima que, com sua voz e seu violão, deu um toque de leveza às nossas reuniões.
Alguns amigos, apesar de não serem ajebianos, marcaram presença, atendendo ao nosso convite. Entre eles, Humberto Oriá e Deusdedit Rocha. A eles a minha gratidão.


Senhoras e Senhores, a Presidente eleita Maria Luisa Bomfim dispensa adjetivos e, como tal, não nos deixa dúvidas de que dará o melhor de si para levar adiante a nossa querida AJEB. Isto é verdade e dou-lhe a minha Fé!
Como já foi dito, “para tudo há um tempo debaixo do céu” e, com grande satisfação, agora, transmito a Maria Luisa Bomfim o cargo de Presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria do CE, encerrando, assim, o meu mandato.

Muito obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário