Com essa vocação poética, ver-se-iam crescidos enlevos nesssa sua linguagem drummondiana,
firmando-se definitivamente como um marco nesse gênero, em que avultam tantos intelectuais
na terra alencarina.
Em sua atraente produção, nos versos de “Seis da tarde”, Neide Azevedo avançaria com seus enlevos, narrando artisticamente “A valsa e o vestido”, “Perplexidade”, “Último canto” e “Teoria dos afetos” – este, assim expresso: “Sinto-te o repetido gesto / Tomo-te a mão que não vejo. / Teus olhos seguem-me os passos / Qual flecha, adelgada e nua...”
Na fonologia poética, a tonância só assinalada no final de cada poema representa uma propensão da maior relevância.
Esse fino labor poético se verá maravilhosamente praticado pela intelectual Neide Azevedo, mencionando-se os poemas “Canção do ano que finda”, “Elegia alvissareira”, “Memória do dia” e “Ritual”.
da escritora. Com essa dupla propensão, sua linguagem poética se mostraria cada vez mais alicerçada, crescendo em nossa terra alencarina o número de seus admiradores. No poema “Sinos”, a notável Neide Azevedo Lopes se mostraria enlevada com as tendências naturais e encantatórias desse natural e simbólico instrumento universal, expondo doze de suas atribuições sonoras e relevantes. Quanto ao poema “Velas”, já nos seus primeiros quatro versos ficaria ressaltada a projeção natural de “Sete montanhas...” Lindas, lúcidas e fugidias, em seus três versos finais, assim defindos: “Múltiplos brilhos / Pontilhando em clarões / Nossos caminhos”. Transferindo esses enfoques para o “Mapa dos afetos”, em suas linhas expressivas ver-se-ia exposta mais uma expressividade poética da autora, somente o seu último verso ganhando o sinal gráfico da reticência. Já, no poema seguinte, “Menina Glória”, em seus quatro duplos contextos expressivos somente ver-se-ia um ponto final e uma conclusiva reticência. E, em mais este poema “Silêncios e atalhos”, em suas duas últimas estrofes é que eram impostas duas vírgulas internas, predominando o marcante olhar da criatividade.
Com a leitura dos demais poemas dessa “Teoria dos afetos”, ver-se-ia crescida a modernidade da poetisa Neide Azevedo. Sem nenhuma esnobação artística, com a editoração deste atual acervo, sua jornada acadêmica se mostrará plenificada. Historicamente, este será um grande marco da glorificação intelectual.
Queria saber a naturalidade da poetisa Neide Azevedo Lopes
ResponderExcluirIdemberg Sena, Morada Nova-CE